"Uma das condições básicas para o exercício da cidadania é ter um endereço, regularizado, oficializado e denominado"
Desde a antiguidade, o homem percebeu as muitas vantagens que havia ao aplicar um determinado nome aos locais por onde circulava, sejam aqueles próximos de suas moradas, sejam os mais longínquos. De fato, esta era uma questão muito importante pois assim as pessoas poderiam obter referências seguras de sua própria localização ou orientação num determinado território. Por conta disso a humanidade, aos poucos, acabou por denominar as montanhas, os vales, rios, florestas e, quando a sociedade se organizou em grupos, surgiram o nome de tribos, nações, reinos e países. Seguindo esse mesmo processo, os aglomerados urbanos - as cidades - também receberam nomes específicos e, no interior destas, os logradouros (ruas, praças, pontes, travessas, etc.) também foram identificados com denominações próprias e diferenciadas.
Nesse ponto, a curiosidade nos leva a fazer a seguinte pergunta: de que maneira então as pessoas escreviam seus endereços? Alcântara Machado recolheu alguns deles em documentos dos séculos XVI e XVII. Assim, ficamos sabendo que os antigos paulistanos residiam "... pegado com Pedro Taques" "... junto à casa da Fundição", "... junto aos muros dos frades de São Francisco", "... defronte do Colégio", "... defronte do pelourinho",ou "... defronte a Cadeia". E isso bastava, pois os moradores localizavam-se uns aos outros com essas poucas informações
Posteriormente, apareceram alguns logradouros com uma melhor identificação: "a travessa que vai para as casas do defunto dom Simão", "a rua defronte de João Paes", "a rua em que mora Marcellino Camargo", "a rua em que tem casas Francisco Furtado". Apesar de localizarem-se no chamado centro velho da cidade, primeira área onde as ruas foram abertas, não conseguimos identificar esses antigos logradouros na atual geografia urbana de São Paulo.
Dentro deste contexto Alan Costa membro da ACODECC descobriu que existe uma rua em São Paulo com o nome de FREI LUDOVICO DE LIVORNO, o mesmo encaminhou uma nota ao site http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br, acrescentando a contribuição que Frei Ludovico tem um papel importante na história de Ferradas, assim o site fez uma mudança no histórico relacionado ao Frei conforme abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário