terça-feira, 12 de julho de 2011

Curiosidades: dia 12 de Julho

Em 1904 nasce Pablo Neruda.

Pablo Neruda poeta chileno,  um dos mais importantes poetas da língua castelhana doséculo XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México. 
Conheça abaixo um pouco de sua história:

- Em 1953 constrói sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona", para se encontrar clandestinamente com sua amante Matilde, a quem havia dedicado Os Versos do Capitão. A casa foi uma de suas três casas no Chile, as outras estão em Isla Negra e Valparaíso. "La Chascona" é um museu com objetos de Neruda e pode ser visitada, em Santiago. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Lênin da Paz.
Casa-museu de Neruda em Santiago, La Chascona (foto Nivaldo Souza, 2008)


- Morreu em Santiago em 23 de setembro de 1973, de câncer na próstata. Postumamente foram publicadas suas memórias em 1974, com o título Confesso que vivi .
Em 1994 um filme chamado Il Postino (também conhecido como O Carteiro e O Poeta ou O Carteiro de Pablo Neruda no Brasil e emPortugal) conta sua história na Isla Negra, no Chile, com sua terceira mulher Matilde. No filme, que é uma obra de ficção, a ação foi transposta para a Itália, onde Neruda teria se exilado. Lá, numa ilha, torna-se amigo de um carteiro que lhe pede para ensinar a escrever versos (para poder conquistar uma bonita moça do povoado).


Um fato interessante é que Jorge Amado e Pablo Neruda possuíam uma relação de amizade.
Jorge Amado a esquerda, Pablo Neruda a direita.

Jorge Amado foi idealizador de uma artimanha para enviar ao Chile o livro Confesso que vivi, do escritor Pablo Neruda.Foi proibido no país a publicação deste livro, após a morte do escrito através do governo na época de Pinochet . 
Foi aí que Jorge Amado teve a idéia de imprimir 1.500 cópias no Brasil, para enviá-las aos leitores chilenos. Com um detalhe: a capa de Confiesso seria a de Tenda dos milagres, escrito por Amado, sendo intermediado por Matilde esposa de Pablo Neruda. 
As obras de um dos maiores poetas da literatura ocidental não eram sequer citadas em livros escolares de um Chile chefiado pela máfia militar-empresarial pinochista. Elas só seriam liberadas com o fim da ditadura, em 1990.
A artimanha do amigo brasileiro permitiu, assim, que as memórias de Neruda fossem reproduzidas no país para o qual o poeta escreveu livros como Canto geral e Poesias: as pedras do Chile.
Fonte de pesquisa:http://latinaspaginas.wordpress.com/2010/12/06/segundas-impressoes-chilenas/


Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Blog da ACCODEC!

"Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importância. "
[ Jorge Amado ]

Associação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas, composta por jovens que lutam por um maior reconhecimento e valorização do Local. C
riada no ano de 2006 com a finalidade de ampliar o repertório atividades dos adolescentes e jovens, para que desenvolvam outras maneiras de resolver os conflitos e conquistar seus direitos: pela mobilização, e pelo diálogo. Além disso, buscam estimular a formação de lideranças que se engajem na transformação da comunidade.

Veja também nosso canal

Inscreva-se para me acompanhar no YouTube